PRA QUÊ SERVE A CRECHE?
A
criação de creches, em especial as públicas, também se deve às
iniciativas de caráter assistencialista, caritativo e de favor às
famílias, visando apenas a guarda das crianças e ao atendimento de suas
necessidades básicas.
Mas
de fato, pra quê serve mesmo a creche? Apenas para que o bebê ou a
criança receba os cuidados e atenção que precisa? Para brincar? Para ser
educada? Para que a criança fique num lugar seguro enquanto os pais
trabalham?
Todos
estes motivos são realmente a razão pela qual as creches existem.
Acontece que hoje se exige muito mais destas instituições, a sociedade
vem sofrendo grandes transformações e conseqüentemente tudo à sua volta
precisa ser transformado para atender às suas necessidades. O homem, a
tecnologia, a ciência, a política, o mundo do trabalho, a globalização, a
natureza, os valores humanos, tudo merece ser pensado, refletido,
construído e/ou reelaborado desde a infância. Assim, a creche e/ou a
escola de educação infantil, precisa estar atenta a cada um destes
aspectos.
As
famílias que optam pela creche hoje esperam muito mais do que
assistência, querem que seus filhos tenham um local seguro para
crescerem e que se desenvolvam plenamente. Fazem esta opção não apenas
porque a mãe precisa trabalhar o dia inteiro ou porque não podem mais
confiar seus filhos à estranhos ou pessoas despreparadas, mas porque
sabem que na creche a criança terá muito mais atividades durante o dia,
como aulas de música, artes, psicomotricidade, brincadeiras, enfim, que
será muito mais estimulada do que em casa, na qual passaria a maior
parte do tempo frente à televisão.
Na
creche a criança deve ser atendida em suas necessidades básicas, como
alimentação, sono, higiene, desenvolvimento físico e motor, em suas
necessidades emocionais (colo, atenção, carinho, afeto, limites), em seu
desenvolvimento intelectual e moral.
Não
é tarefa fácil para os agentes educadores e professores de Educação Infantil
“dar conta” de todas estas necessidades. É preciso muito mais que amor à
profissão, são necessárias horas e horas de estudo, de dedicação e de
compromisso. Nas creches, aos profissionais não cabem apenas ser
carinhosos e atenciosos com as crianças, mas sobretudo precisam conhecer
o desenvolvimento infantil e tudo o que o envolve. Assim são capazes de
atuar de maneira efetiva e desenvolver um trabalho de qualidade, que as
famílias e as crianças tanto merecem.
Fonte: http://raphaeladany.blogspot.com.br/2011/02/pra-que-serve-creche.html
Fonte: http://raphaeladany.blogspot.com.br/2011/02/pra-que-serve-creche.html
DEZ RAZÕES PARA BRINCAR!
“Quando você me pergunta o que fiz na escola hoje ,
E eu digo: -Eu brinquei.
Por favor não me entenda mal,
Por enquanto eu brinco, estou aprendendo.
Hoje eu sou uma criança e meu trabalho é brincar.” (Anita Wadley)
“Meu filho só vai pra creche para brincar.”
Quantas vezes ouvimos pais e familiares repetindo esta frase? Inúmeras
vezes. A crença de que a creche e/ou a escola de Educação Infantil “só
serve” para a criança brincar é algo que já dura há um certo tempo. Não
fosse pela conotação e caráter “banal” desta frase, não haveria mal
algum, até porque consideramos a brincadeira como algo sério e que
precisa ser levado em consideração quando se trata de um desenvolvimento
infantil saudável.
A princípio podemos levantar dez razões pelas quais consideramos a importância da brincadeira no desenvolvimento infantil:
1- Ao
brincar, a criança aprende sobre si mesma e sobre o mundo que a cerca,
portanto, a brincadeira é um elemento que contribui para a construção da
identidade e na formação social e cultural do indivíduo;
2- A
brincadeira favorece a capacidade de interação. Brincando, a criança
aprende a lidar com o outro, respeitando seus limites, aprende sobre
diversidade;
3- Nas
brincadeiras as crianças entram em contato com regras e normas sociais,
sendo assim são através das brincadeiras que elas conhecem e aprendem
determinados valores e comportamentos culturais;
4- Ao brincar, a criança consegue expressar, de forma muito mais espontânea, os seus sentimentos e emoções;
5- O desenvolvimento da linguagem oral, da expressão corporal e comunicação ampliam-se através das brincadeiras;
6- A capacidade de imaginação, imitação, observação e criatividade são aspectos desenvolvidos no ato de brincar;
7- Auto estima elevada e autoconfiança são reforçadas nas brincadeiras;
8- A
brincadeira oportuniza a aprendizagem de conceitos e conhecimentos
científicos de forma significativa e rica, assim, a brincadeira
desenvolve habilidades cognitivas;
9- Quando
a criança brinca, ela consegue compreender determinadas situações
conflitantes e aprende a tomar decisões, a resolver problemas;
10- A ludicidade
que envolve a brincadeira faz com que a criança desenvolva-se
plenamente em diversos aspectos (físico, emocional, psicológico e
cognitivo) e cresça saudável e feliz;
Brincar
de casinha, de supermercado, de “motorista”, de salão de beleza, de
consultório médico, de “escola”, de lanchonete, de boneca/boneco, de
carrinho, de bola, enfim, brincar é tão importante para a criança quanto
estudar, alimentar-se, dormir, porque é também através da brincadeira
que o seu intelecto, seu emocional e seu bem estar físico caminharão
juntos, pois como diz Carlos Drummond de Andrade: “Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo”.
Texto produzido por: Raphaela Dany Freitas Silveira Gonçalves
Fonte: http://raphaeladany.blogspot.com.br/2011/02/pra-que-serve-creche.html
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Um abraço.