Aos Responsáveis

PRA QUÊ SERVE A CRECHE?

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A criação de creches, em especial as públicas, também se deve às iniciativas de caráter assistencialista, caritativo e de favor às famílias, visando apenas a guarda das crianças e ao atendimento de suas necessidades básicas.
Mas de fato, pra quê serve mesmo a creche? Apenas para que o bebê ou a criança receba os cuidados e atenção que precisa? Para brincar? Para ser educada? Para que a criança fique num lugar seguro enquanto os pais trabalham?
Todos estes motivos são realmente a razão pela qual as creches existem. Acontece que hoje se exige muito mais destas instituições, a sociedade vem sofrendo grandes transformações e conseqüentemente tudo à sua volta precisa ser transformado para atender às suas necessidades. O homem, a tecnologia, a ciência, a política, o mundo do trabalho, a globalização, a natureza, os valores humanos, tudo merece ser pensado, refletido, construído e/ou reelaborado desde a infância. Assim, a creche e/ou a escola de educação infantil, precisa estar atenta a cada um destes aspectos.
As famílias que optam pela creche hoje esperam muito mais do que assistência, querem que seus filhos tenham um local seguro para crescerem e que se desenvolvam plenamente. Fazem esta opção não apenas porque a mãe precisa trabalhar o dia inteiro ou porque não podem mais confiar seus filhos à estranhos ou pessoas despreparadas, mas porque sabem que na creche a criança terá muito mais atividades durante o dia, como aulas de música, artes, psicomotricidade, brincadeiras, enfim, que será muito mais estimulada do que em casa, na qual passaria a maior parte do tempo frente à televisão.     
Na creche a criança deve ser atendida em suas necessidades básicas, como alimentação, sono, higiene, desenvolvimento físico e motor, em suas necessidades emocionais (colo, atenção, carinho, afeto, limites), em seu desenvolvimento intelectual e moral.
Não é tarefa fácil para os agentes educadores e professores de Educação Infantil “dar conta” de todas estas necessidades. É preciso muito mais que amor à profissão, são necessárias horas e horas de estudo, de dedicação e de compromisso. Nas creches, aos profissionais não cabem apenas ser carinhosos e atenciosos com as crianças, mas sobretudo precisam conhecer o desenvolvimento infantil e tudo o que o envolve. Assim são capazes de atuar de maneira efetiva e desenvolver um trabalho de qualidade, que as famílias e as crianças tanto merecem.  

Fonte: http://raphaeladany.blogspot.com.br/2011/02/pra-que-serve-creche.html

DEZ RAZÕES PARA BRINCAR!


“Quando você me pergunta o que fiz na escola hoje ,
E eu digo: -Eu brinquei.
Por favor não me entenda mal,
Por enquanto eu brinco, estou aprendendo.
Hoje eu sou uma criança e meu trabalho é brincar.” (Anita Wadley)

Meu filho só vai pra creche para brincar.” Quantas vezes ouvimos pais e familiares repetindo esta frase? Inúmeras vezes. A crença de que a creche e/ou a escola de Educação Infantil “só serve” para a criança brincar é algo que já dura há um certo tempo. Não fosse pela conotação e caráter “banal” desta frase, não haveria mal algum, até porque consideramos a brincadeira como algo sério e que precisa ser levado em consideração quando se trata de um desenvolvimento infantil saudável.
A princípio podemos levantar dez razões pelas quais consideramos a importância da brincadeira no desenvolvimento infantil:
1-     Ao brincar, a criança aprende sobre si mesma e sobre o mundo que a cerca, portanto, a brincadeira é um elemento que contribui para a construção da identidade e na formação social e cultural do indivíduo;
2-     A brincadeira favorece a capacidade de interação. Brincando, a criança aprende a lidar com o outro, respeitando seus limites, aprende sobre diversidade;
3-     Nas brincadeiras as crianças entram em contato com regras e normas sociais, sendo assim são através das brincadeiras que elas conhecem e aprendem determinados valores e comportamentos culturais;
4-       Ao brincar, a criança consegue expressar, de forma muito mais espontânea, os seus sentimentos e emoções;
5-     O desenvolvimento da linguagem oral, da expressão corporal e comunicação ampliam-se através das brincadeiras;
6-     A capacidade de imaginação, imitação, observação e criatividade são aspectos desenvolvidos no ato de brincar;
7-     Auto estima elevada e autoconfiança são reforçadas nas brincadeiras;
8-     A brincadeira oportuniza a aprendizagem de conceitos e conhecimentos científicos de forma significativa e rica, assim, a brincadeira desenvolve habilidades cognitivas;
9-     Quando a criança brinca, ela consegue compreender determinadas situações conflitantes e aprende a tomar decisões, a resolver problemas;
10-  A  ludicidade que envolve a brincadeira faz com que a criança desenvolva-se plenamente em diversos aspectos (físico, emocional, psicológico e cognitivo) e cresça saudável e feliz;

Brincar de casinha, de supermercado, de “motorista”, de salão de beleza, de consultório médico, de “escola”, de lanchonete, de boneca/boneco, de carrinho, de bola, enfim, brincar é tão importante para a criança quanto estudar, alimentar-se, dormir, porque é também através da brincadeira que o seu intelecto, seu emocional e seu bem estar físico caminharão juntos, pois como diz Carlos Drummond de Andrade: “Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo”.     

 Texto produzido por: Raphaela Dany Freitas Silveira Gonçalves

Fonte: http://raphaeladany.blogspot.com.br/2011/02/pra-que-serve-creche.html

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